Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

(12) 3426-3733
(12) 8159-0867
(12) 8159-0860
 

EPS - Poliestireno Extendido

O EPS (Poliestireno Expandido, popularmente conhecido como isopor®) é um plástico celular rígido, constituído por uma cadeia de polímeros (estireno) formada pelo carbono. Foi descoberto pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz quando trabalhavam nos laboratórios da Basf na Alemanha.

O isopor® tem várias formas de aplicação: artigos de consumo (caixas térmicas, pranchas, pratos, etc.), embalagens industriais, decoração (molduras, chapas de EPS, etc.), na construção civil e na agricultura. Seus produtos finais são inodoros, não contaminam o solo, a água e o ar. São 100% reaproveitáveis, recicláveis e podem voltar a forma de matéria-prima e é comprovadamente um material isolante. Nos últimos anos, esse material ganhou destaque na construção civil, pois além de ser isolante térmico, é também um material leve, resistente, de fácil manuseio e baixo custo.

Os sistemas construtivos em EPS são atualmente o que há de mais avançado na construção civil na Europa, Estados Unidos e Canadá. Para países de primeiro mundo, que possuem economias estáveis, sua aplicação alcança índices de crescimento acima do normal. Sistemas ICF (Insulating Concrete Forms), monolíticos, SIP (Strutural Insulating Panels) são soluções para a construção civil moderna, preocupada com o meio ambiente, racionalização de energia e redução de custos, além de conforto térmico acústico dos usuários.

Sob o ponto de vista ecológico, o EPS atende as regulamentações governamentais quanto à segurança e saúde. O EPS é um plástico celular rígido, resultante da polimerização do estireno em água. Em seu processo produtivo não se utiliza e nunca se utilizou o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos. Como agente expansor para a transformação do EPS, emprega-se o pentano, um hidrocarbureto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente.

Comportamento Biológico

O EPS não apodrece nem ganha bolor, não é solúvel em água nem libera substâncias para o ambiente. Até hoje, não foi observado qualquer efeito prejudicial para a saúde, sendo inclusive, utilizado em grande escala como embalagens para alimentos. Também não constitui substrato ou alimento para o desenvolvimento de animais ou microrganismos. Em caso de um grande acúmulo de sujeira sobre uma placa, poderão surgir bolores que, no entanto, não afetarão o EPS. Pode ocasionalmente ser atacado por roedores ou outros animais. Por isso, é necessário prever revestimentos que impeçam o acesso desses animais.

Impacto no Meio Ambiente

O EPS é um produto sintético proveniente do petróleo e deriva da natureza, tal como os metais, o vidro e a cerâmica. Sua utilização  como isolante térmico tem um impacto positivo sobre o Meio Ambiente durante todo o ciclo de vida.

Quimicamente, o EPS é constituído somente por dois elementos: carbono e hidrogênio. Não contém qualquer produto tóxico para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.

Por se tratar de um plástico e ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e gera pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor incorporado na matéria prima (o poliestireno expansível) é o pentano.

A sua utilização como isolamento térmico permite poupar energia que, durante a vida útil da construção, pode chegar a ser centenas de vezes superior à energia consumida durante a sua fabricação. Esta poupança de energia significa que, além preservar os recursos energéticos, o uso de EPS reduz a emissão dos gases poluentes e dos gases que contribuem para o efeito estufa na atmosfera.

O EPS é 100% reciclável nas seguintes formas:

Química - para obtenção de óleo e gases

Energética - para recuperação e geração de energia, devido ao alto poder calorífico.

Mecânica - pode ser transformado em matéria prima para a fabricação de novos produtos.

 

 
 
 

Preservar a Natureza

Produto 1

A ProEcologic preza pelo meio ambiente, utilizando técnicas simples para tratamento do lixo reciclável.

Técnicas de Reciclagem

Confira algumas dicas para para reciclar materiais e diminuir os danos causados ao meio ambiente.

Lixo Eletrônico

Produto 3

Saiba como se livrar dos seus velhos equipamentos eletrônicos sem agredir ao meio ambiente.

(12) 8159-0867 / (12) 8159-0860
ProEcologic Reciclagem e Logística S/A - Todos os direitos reservados - 2017